domingo, 28 de agosto de 2022

Ensino

D. Francisco de Lemos, o reitor da Universidade de Coimbra que nasceu no Brasil

Por Miguel Louro

Publicado na página Nova Portugalidade do Facebook em 23 de agosto de 2022.

D. Francisco de Lemos de Faria Pereira Coutinho nasceu a 5 de abril de 1735, em Marapicu, em Santo Antônio de Jacutinga, atualmente parte do município de Nova Iguaçu, na então Capitania do Rio de Janeiro, filho de Manuel Pereira Ramos, Capitão-mor do Rio e de sua mulher Helena de Andrade de Sotomaior.

D. Francisco estudou num colégio de Jesuítas no Rio de Janeiro, indo para Portugal em 1746, aos 11 anos de idade, tendo-se posteriormente matriculado no curso de Cânones da Faculdade de Cânones da Universidade de Coimbra. Em 1753, adquiriria o grau de Bacharel e, aos 19 anos, obteria o seu Doutoramento.

Em 1753, em Coimbra, receberia do Bispo de Macau, D. Bartolomeu, a prima tonsura e as quatro ordens menores. Entre 1759 e 1760, receberia as ordens maiores de subdiácono, diácono e presbítero pelas mãos do Arcebispo de Lacedemônia.

Por carta régia de D. José I, datada de 14 de maio de 1770, D. Francisco seria nomeado Reitor da Universidade de Coimbra.

É da sua autoria a “Relação Geral do Estado da Universidade”, documento de 1777 até hoje indispensável para o estudo da Universidade.

Em 1773, o Papa Clemente XIV nomeá-lo-ia coadjutor do Bispo de Coimbra, sendo sagrado Bispo a 13 de abril de 1774, recebendo a sé titular de Zenópolis, na Lícia.  A 12 de setembro de 1779, tornar-se-ia Bispo de Coimbra, sucedendo a D. Miguel da Anunciação.

Por carta régia de D. João, Príncipe Regente de D. Maria I de Portugal, datada de 13 de maio de 1799, D. Francisco seria novamente feito Reitor da Universidade de Coimbra, permanecendo no cargo até 11 de setembro de 1821, data em que, já com 86 anos, pediu a renúncia, sendo até hoje o reitor que mais tempo esteve à frente da Universidade.

Neste mesmo ano havia sido eleito deputado às Cortes Gerais e Constituintes pela Província do Rio de Janeiro, nunca tendo, no entanto, assumido o cargo pela sua saúde debilitada.

D. Francisco de Lemos viria a falecer no Paço Episcopal de Coimbra, a 16 de abril de 1822, aos 87 anos. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário