domingo, 28 de agosto de 2022

Evangelização

A Igreja e Convento de São Francisco e Ordem Terceira

Por Miguel Louro

Publicado na página Nova Portugalidade do Facebook em 15 de agosto de 2022.

A Igreja e Convento de São Francisco e Ordem Terceira encontra-se localizada na cidade de S. Salvador da Baía, no Brasil, urbe fundada em 1549 por ordem do Rei D. João III.

Quase cem anos mais tarde é criada a Ordem Terceira dos Franciscanos da Baía, a terceira ordem religiosa do Brasil, que desde cedo se esforça para possuir um convento onde pudesse ficar sediada.

A ordem inauguraria a sua primeira igreja em 1644, mas ver-se-ia obrigada a expandir as suas dependências em resposta ao aumento acentuado de elementos que nela entravam, iniciando em 1702 a construção da atual Igreja de São Francisco, projetada pelo arquiteto Gabriel Ribeiro. A Igreja seria aberta ao público em 1713, apesar da última torre só ter ficado concluída no ano de 1797, mantendo-se o monumento até aos dias de hoje como marco fundamental da cidade baiana.

A fachada da igreja, de acentuada beleza, foi construída com arenito português, devidamente trabalhado em território brasileiro, e entre os seus vários motivos ostenta o escudo do Reino de Portugal, ladeado por anjos em alto relevo.

Apesar de bem trabalhada, o nível decorativo da fachada nem de perto se assemelha ao que se encontra no interior da Igreja, integralmente revestido a talha dourada, com a qual são representados anjos, pássaros, coroas, brasões, entre diversos outros belíssimos temas. A magnificência com que é coberto todo o seu interior fez com que a igreja ganhasse entre os habitantes de Salvador a alcunha de “A Igreja Dourada”.

O convento, ainda em uso, é decorado com ricos painéis de azulejos de origem portuguesa. Os 2500 metros de painéis representam diversas cenas e inscrições moralistas, tendo sido em grande parte criados por Bartolomeu de Jesus.

Dois dos temas mais fascinantes que podem ser visualizados nestes azulejos são a representação da cidade de Lisboa antes do terramoto de 1755 e o casamento do rei D. José com a princesa D. Mariana Vitória da Áustria.

Símbolo da Portugalidade presente no território brasileiro, a Igreja e Convento de São Francisco e Ordem Terceira foi considerada em 2009 uma das 7 Maravilhas de Origem Portuguesa pelo Mundo e faz parte do Centro Histórico de Salvador, Património Mundial da Humanidade.




Nenhum comentário:

Postar um comentário