terça-feira, 17 de janeiro de 2023

Via Sagrada

Histórico

A Via Sagrada é o caminho de evangelização que liga a Terra Santa ao mundo ocidental. O Evangelho foi difundido do oriente para o ocidente, assim como o fluxo dos raios do sol, até chegar ao Brasil, a terra prometida da Nova Era, o coração do mundo e a pátria do Evangelho.

O termo Via Sagrada foi usado pela primeira vez na Grécia Antiga, na estrada que ligava Atenas ao recinto religioso de Eulesis, localizado 22 Km a oeste.


Via Sagrada na Europa
Para ampliar clique na imagem

Via Sagrada no Império Romano na época de Tiberius


Antecedentes

A marcha de evangelização começou em tempos remotos de forma incipiente, no oriente, na região dos montes Pamir do atual Tajiquistão habitado pelas raças adâmicas, descendentes de Adão, que migraram para o ocidente em busca de novos horizontes.

Em Harã Abraão recebeu de Deus a missão de liderar um grupo para fundar uma nova nação em terras a oeste. Muitas famílias da Terra seriam abençoadas através de Israel.


Ora, disse o Senhor a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção

Gênesis 12:1-3

"E multiplicarei a tua semente como as estrelas dos céus e darei à tua semente todas estas terras. E em tua semente serão benditas todas as nações da terra"
Gênesis 26:4-5


Israel um reino de sacerdotes, extensão do Reino de Deus, exemplo de núcleo familiar, ensinando as Leis de Deus à humanidade.

Abraão começou sua jornada rumo ao ocidente na antiga cidade portuária de Ur na Suméria. Em Harã recebeu a missão de migrar para Canaã, onde com sua esposa Sara, teve um único filho, Isaac, que deu origem a Jacó que teve 12 filhos, que migraram para o Egito em função da seca. No início foram muito bem recebidos, mas depois o povo foi escravizado pelos egípcios por 400 anos. Os 12 filhos de Jacó deram origem às 12 tribos de Israel.


A trajetória de Abraão rumo ao oeste


A cidade de Siquém, atual Nablus, localizada aos pés do Monte Gerizim e habitada pelos cananeus, foi o primeiro local onde Abraão ergueu um altar em Canaã. Através de Abraão todas as famílias da terra foram abençoadas. 

Não é por acaso que o alinhamento da Via Sagrada começa no Monte Gerizim, também conhecido como o monte das bençãos. Posteriormente no Êxodo, Moisés junto com o povo de Israel, atravessando o rio Jordão, entraram na terra prometida pelo mesmo ponto, onde tiveram que proclamar a benção no monte Gerizim.


Deuterônimo 11:29


As bênçãos que serão lançadas do monte Gerizim

¹ E será que, se ouvires a voz do Senhor, teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu te ordeno hoje, o Senhor, teu Deus, te exaltará sobre todas as nações da terra. 

² E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do Senhor, teu Deus: 

³ Bendito serás tu na cidade e bendito serás no campo. 

4 Bendito o fruto do teu ventre, e o fruto da tua terra, e o fruto dos teus animais, e a criação das tuas vacas, e os rebanhos das tuas ovelhas. 

5 Bendito o teu cesto e a tua amassadeira. 

6 Bendito serás ao entrares e bendito serás ao saíres. 

7 O Senhor entregará os teus inimigos que se levantarem contra ti feridos diante de ti; por um caminho sairão contra ti, mas por sete caminhos fugirão diante de ti. 

8 O Senhor mandará que a bênção esteja contigo nos teus celeiros e em tudo que puseres a tua mão; e te abençoará na terra que te der o Senhor, teu Deus. 

9 O Senhor te confirmará para si por povo santo, como te tem jurado, quando guardares os mandamentos do Senhor, teu Deus, e andares nos seus caminhos. 

¹¹0 E todos os povos da terra verão que és chamado pelo nome do Senhor e terão temor de ti. 

¹¹ E o Senhor te dará abundância de bens no fruto do teu ventre, e no fruto dos teus animais, e no fruto da tua terra, sobre a terra que o Senhor jurou a teus pais te dar. 

¹² O Senhor te abrirá o seu bom tesouro, o céu, para dar chuva à tua terra no seu tempo e para abençoar toda a obra das tuas mãos; e emprestarás a muitas gentes, porém tu não tomarás emprestado. 

¹³ E o Senhor te porá por cabeça e não por cauda; e só estarás em cima e não debaixo, quando obedeceres aos mandamentos do Senhor, teu Deus, que hoje te ordeno, para os guardar e fazer. 

¹4 E não te desviarás de todas as palavras que hoje te ordeno, nem para a direita nem para a esquerda, para andares após outros deuses, para os servires.


Via Sagrada Israel -Brasil



A Via Sagrada que liga a Terra Santa ao Brasil é composta de seis trechos:

        Monte Gerizim
       Via Sagrada da Antiga Grécia
       Via Sacra Romana
       França, o querido hexágono, a Filha Primogênita da Igreja
        Alinhamento Templário Paris - Astúrias - Tomar
       Portugal: trecho Tomar - Marco do Descobrimento do Rio Grande do Norte

Notar que o prolongamento da Via Sacra Romana, sem considerar o ramal francês entre Santas Marias do Mar e Paris, segue para a ponta da Florida, o primeiro ponto oficialmente descoberto dos Estados Unidos pelos espanhóis em 1513.

Mapa - Via Sacra


Trecho da Rota dos Descobrimentos de Portugal
Para ampliar clique na imagem

Primeira etapa da Rota dos Descobrimentos de Portugal
Para ampliar clique na imagem

Trecho do Brasil
Para ampliar clique na imagem


Antiga Grécia

A Via Sagrada na Antiga Grécia ligava o centro de Atenas ao recinto religioso de Eulesis, localizado aos pés de uma colina próxima ao mar. A via passava por importantes recintos religiosos e também ao lado da Academia de Platão.

A Academia de Atenas localizada na Via Sacra, na Estrada para Eulesis, é considerada por muitos historiadores a primeira instituição de educação superior do mundo ocidental. Foi fundada no século V a.c. por Platão, discípulo de Sócrates, no período áureo da cultura helênica.


Via Sagrada que ligava Atenas a Eulesis

A Via Sagrada da Antiga Grécia em amarelo e a diretriz da Via Sagrada 
entre o Monte Gerizim e Roma em vermelho
Para ampliar clique na imagem

Centro da Atenas Antiga
Para ampliar clique na imagem

Partenon em 1978

Ruínas de Eulesis descobertas em 1882
Foto  BishkekRocks

Via Sagrada na Grécia Antiga
Para ampliar clique na imagem

Via Sagrada em Delfos
Para ampliar clique na imagem


Via Sacra Romana

Após os romanos conquistarem a Grécia e assimilarem sua cultura, a Via Sagrada grega foi prolongada até Roma, onde recebeu o nome de Via Sacra. 


Via Sagrada em Roma
Para ampliar clique na imagem

A Via Sacra no coração do império romano. Local de procissões e desfiles cívicos triunfais em direção ao Monte Campidoglio. Para ampliar clique na imagem

Via Sacra e o Arco de Tito nos Fóruns Imperiais

A Via Sacra e o Arco de Tito

Via Sacra no Fórum Romano

Desfile comemorativo do 2.769º aniversário de Roma

A Via Appia, a rainha das vias romanas, cuja construção foi iniciada em 312 a.c, acompanhava a diretriz da Via Sagrada. Ligava Roma à Magna Grécia

Via Appia

Colunas romanas de Brindisi marcando o fim da Via Appia 
e o início do oriente, a Porta do Oriente
Foto Franco Melechi

Até hoje as linhas de barcos regulares para a Grécia partem do porto de Brindisi
Grimaldi Lines

Diáspora judaica no primeiro e segundo século depois de Cristo

Paulo de Tarso escrevendo suas epístolas, século XVI, Nicolas Tournier
As viagens de evangelização de Paulo de Tarso seguiam a diretriz da Via Sacra
Proveniente do oriente, chegou a Roma, por volta do ano 60, pela Via Appia

Primeira viagem de Paulo de Tarso

Segunda viagem de Paulo de Tarso

Terceira viagem de Paulo de Tarso


Em 241 a.c. os romanos iniciaram a construção da Via Aurelia entre Roma e Pisa, passando pelas localidades de Cerveteri e Civitavechia, na direção norte, seguindo a diretriz da Via Sacra. Posteriormente a via foi prolongada, seguindo o litoral, até o sul da França. 

Via Aurelia na diretriz da Via Sagrada


Em 118 a.c. os romanos fundam a cidade de Narbona. Os romanos a chamavam de Nossa Província (Provincia Nostra) ou Província. O termo sobreviveu até hoje com o nome Provence, em francês.

Em 58 a.c. as tropas do Imperador Julio César seguem a diretriz da Via Sacra para conquistar a Gália, que cobria a atual França, Suiça, Bélgica e parte dos Países Baixos. Os Gauleses não eram um povo mas diversos povos, que viviam guerreando entre si, entre eles os Parisii, Eduenos, Helvécios (atual suiça), Remos e Arvernos. Não havia unidade territorial nem linguística na Gália.

Em 26 de setembro de 46 a.c. as tropas do Imperador Julio César desfilam na 
Via Sacra de Roma, em comemoração à conquista da Gália, atual França

Conexão Saintes-Maries-de-la-Mer no sul da França

Via Sacra em Nimes, alinhada com a Igreja de Saint-Baudile e a Porta Augusta

Conexão da Via Sacra em Paris no Palácio do Louvre

Os 20 distritos de Paris distribuídos ao longo da espiral que começa no Palácio do Louvre e termina na Avenue du Trône, um pouco depois de passar na porta do cemitério de Père Lachaise. Amplia

Espiral celta que representa o crescimento espiritual do ser, como também a reencarnação e os ciclos solares


A espiral parisiense é definida pelas seguintes vias, a maioria com nomes religiosos: rue Saint-Florentin, Boulevard de la Madeleine, Boulevard des Capucins, Boulevard des Italiens,  Boulevard Montmartre, Boulevard de la Poissonnière, Boulevard de Bonne Nouvelle, Boulevard Saint-Denis, Boulevard Saint-Martin, Boulevard du Temple, Boulevard du Beaumarchais, Place de la Bastille, Canal Saint-Martin, Boulevard de L´Hôpital, Boulevard Saint-Marcel, Boulevard de Port-Royal, Boulevard du Montparnasse, rue des Sèvres, Avenue de Saxe, rue Pérignon, Avenue de Suffren, Tour Eiffel (7º arrondissement), Rio Sena, Avenue Marceau, Place de L´Étoile (Estrela/Sol), Avenue de Wagram, Boulevard des Courcelles, Boulevard de Clichy, Boulevard de la Chapelle, Boulevard de la Villette, Boulevard de Belleville, Boulevard de Ménilmontant, Cemitério Pére Lachaise, Boulevard de Charonne, Avenue du Trône, Les Colonnes de la Barrière du Trône (Entrada de Paris/Nascente) alinhado com eixo histórico (Leste-Oeste). Esse ponto representa o renascimento através do caminho de volta para o Louvre: Place de La Nation, Faubourg Sainte-Antoine, Place de la Bastille, rue Sainte-Antoine, Metrô Saint Paul, rue de Rivoli e Palácio do Louvre. 


Les Colonnes de la Barrière du Trône
celebrando a entrada real de Paris


Ao lado das colunas se encontra a Place de la Nation, que além de representar o nascer sol (entrada leste), tem o desenho de uma estrela de cinco pontas que representa o homem, ou seja, o renascimento do homem.

A Place de la Nation, que representa o amanhecer, é um espelho da Place de L´Étoile, onde está o Arco do Triunfo, que representa do crepúsculo

Place de la Nation com estrela de 5 pontas
Google Maps


Vídeo - Paris, Templo de Isis
Vídeo - Mentiram sobre as Cruzadas, por Guilherme Freire

Em 1118, é fundada a Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão, conhecidos como Cavaleiros Templários ou Ordem do Templo, com sede no Templo de Salomão, Jerusalém.

Em 13 de outubro de 1317, sob as ordens do Rei Felipe o Belo, todas as sedes Templárias francesas foram atacadas.


Memorial Jacques de Molay junto à Via Sacra

Memorial Jacques de Molay no Pont Neuf em sítio triangular
com desenho semelhante à Torre Eiffel

Fachada interna do Palácio do Louvre: 3 pavimentos, 3 arcos e 3 janelas
No topo, o sol alado egípcio dentro do triângulo
Foto Marcelo Cardoso, fevereiro 2023

Detalhe da janela com seis raios representando o mapa 
hexagonal da França, como também a Estrela de Davi

Símbolo Chi-Rho, cristograma que em grego significa Cristo
Seu uso foi popularizado na época do Imperador Constantino


Via Sagrada de Paris na direção do poente
Amplia

Via Sacra na França

Sistema ferroviário francês em 2023
Em vermelho as linhas de alta velocidade


França, o querido hexágono

A França o centro do mundo cristão 
irradiando a mensagem da Boa Nova do Evangelho para todo o mundo

Bandeira do Reino da França na época do Rei São Luís, o santo, com as mesmas cores da bandeira de Israel, o azul celeste representando o raio de Deus. O mesmo azul dos vitrais de sua Santa Capela.

Cruz de São Michel e França Moderna
Reino da França (1450-1583)

O território francês no início do século 18


A Via Sacra é a diretriz do início da expansão marítima portuguesa, que passa por Ceuta, Madeira, Canárias, Cabo Verde até chegar ao Brasil.

Infante Dom Henrique, a mais importante figura do início das descobertas,
Governador e Regedor da Ordem de Cristo. Residia no Castelo de Tomar

Via Sacra em Portugal
A barra do rio Tejo na Área Metropolitana de Lisboa
Para ampliar clique na imagem

Via Sacra em Portugal
Cruz Quebrada na barra do rio Tejo
Para ampliar clique na imagem


A Via Sacra sai de Portugal pela Barra do Tejo, junto à foz do rio Jamor, na localidade de Cruz Quebrada. O rio Jamor nasce na serra de Sintra e passa no Palácio de Queluz, local de nascimento de Dom Pedro I, que num golpe de estado quebrou/separou o Brasil de Portugal.


Capela de Nossa Senhora da Boa Viagem localizada 
próxima da Via Sagrada na localidade de Cruz Quebrada
na foz do rio Tejo


Projeto - Memorial da Cruz Quebrada


Reconstrução de uma seção interior de São Gabriel, a nau capitânia da marinha, portuguesa na primeira viagem à Índia em 1497 pelo explorador português Vasco da Gama. Amplia

Entrada na Praia do Marco do Descobrimento no Rio Grande do Norte
Notar que a via de acesso acompanha o eixo da Via Sagrada

O Marco do Descobrimento do Rio Grande do Norte 
e a Capela de Nossa Senhora dos Navegantes, distante 5.566 Km de Portugal, da localidade de Cruz Quebrada na foz do rio Tejo


Próximo ao Marco do Descobrimento, a 39 quilômetros de distância em linha reta, se encontra a cidade de Touros onde principia a famosa rodovia BR-101 que acompanha o litoral até o Rio Grande do Sul, onde terminal a Via Sacra. O Rio Grande do Sul também é conhecido por abrigar as cidades com maior percentual de população católica do Brasil.


Conexão da Via Sagrada com Machu Picchu e
definição da fronteira do Estado do Brasil com a Espanha
Para ampliar clique na imagem


A Rodovia BR-101 termina na cidade do Rio Grande (RS), enquanto a Via Sacra termina no município de São José do Norte, localizado ao lado da cidade do Rio Grande.


Rodovia BR-101

Pedra do Frade de Laguna, Santa Catarina, com 9 metros de altura 
e 5 metros de largura pesando cerca de 400 toneladas
Foto Marco Bocao

Pedra do Frade, localizada no extremo da Ponta do Gi de Laguna

Via Sacra no Brasil
Trecho Pedra do Frade-São José do Norte, Rio Grande do Sul

O primeiro caminho aberto por terra entre o Brasil e o Uruguai foi obra de um Bandeirante, que também foi embrião do tropeirismo

Término da Via Sagrada no Rio Grande do Sul, na Praia do Bojuru
município de São José do Norte


A Via Sagrada acompanha a rodovia BR-116, principalmente no trecho de 770 quilômetros de extensão entre as cidades de Tucano e Itaobim, passando por Milagres e Vitória da Conquista na Bahia.


Rodovia BR-116


Acesso às Minas Gerais com a Estrada Real acompanhando a Via Sagrada
Para ampliar clique na imagem

A rota do comércio dos cristãos-novos em Minas Gerais
acompanhava a Via Sagrada
Foto Museu da História da Inquisição de Belo Horizonte

Segunda etapa do acesso às Minas Gerais formando o Triângulo de Forças do Sudeste
Para ampliar clique na imagem

Via Sagrada na Ilha de Santa Catarina


A Casa brasileira inspirada na romana


Restituição de um Fanum, pequeno templo rural galo-romano

Fazenda Colubandê em São Gonçalo, Rio de Janeiro


Fanum ou Temenos que significava espaço sagrado, era o equivalente em latim do termo grego Temnô. Localizavam-se às margens das estradas.



Caminho de Peabiru, a conexão da Via Sagrada com os Andes


A própria bandeira do Distrito Federal, oficializada em 25 de agosto de 1969, representa o quadrilátero da Nova Jerusalém. Na sua descrição vexilológica, a bandeira é composta pela Cruz de Brasília, ao centro, simboliza a herança indígena e a força que emana do centro em todas as direções. O branco representa a paz e o verde representa as matas da região.

Notar também que os triângulos representam as 3 entradas em cada uma das faces da Nova Jerusalém, relacionadas às 12 tribos de Israel.


Para ampliar clique na imagem


Mais informações no Canal do Youtube e nos seguintes links:



"Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim"
João 14:6.




REFERÊNCIAS:

Símbolos de Brasília. Governo do Distrito Federal . 21 outubro 2015. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário