domingo, 28 de agosto de 2022

Holandeses no Brasil

André Vidal de Negreiros, o grande artífice da expulsão dos holandeses do Brasil

Por Miguel Louro

Publicado na página Nova Portugalidade do Facebook em 26 de agosto de 2022.

André Vidal de Negreiros nasceu no Engenho São João, na Capitania da Paraíba, em 1606, filho de Francisco Vidal, natural de Lisboa e de sua mulher Catarina Ferreira, nascida em Porto Santo.

Na sequência das invasões holandesas do Brasil, Vidal de Negreiros participaria na resistência contra os invasores em Salvador, na Bahia. Após passar oito anos em Portugal e Espanha, retornaria ao Brasil para lutar contra o governo do príncipe holandês Maurício de Nassau, que se havia instalado em Pernambuco e nas capitanias vizinhas.

Vidal de Negreiros seria um dos líderes daquela que ficaria conhecida como Insurreição Pernambucana. A 15 de maio de 1645, reunidos no Engenho de São João, dezoito líderes da resistência às invasões assinaram um compromisso para lutar contra o domínio holandês na Capitania. Além de Vidal de Negreiros, destacar-se-iam na liderança deste movimento João Fernandes Vieira, Henrique Dias e Filipe Camarão.

André Vidal de Negreiros seria nomeado Mestre de Campo, tendo-se destacado no comando de um dos Terços do Exército, nas duas batalhas dos Guararapes, em 1648 e 1649. Seria também Vidal de Negreiros a comandar o cerco de Recife, que conduziria à capitulação holandesa, em 1654.

Vidal de Negreiros levaria ao Rei D. João IV a notícia da expulsão dos holandeses, tendo sido condecorado pelo soberano e nomeado Governador e Capitão-Geral da Capitania do Maranhão e do Grão-Pará, em 1655. Em 1657, seria nomeado Governador da Capitania de Pernambuco, em 1661 de Angola e novamente, de Pernambuco, em 1667.

O historiador brasileiro do século XIX Francisco Adolfo de Varnhagen considerá-lo-ia “o grande artífice da expulsão dos holandeses”.

André Vidal de Negreiros viria a falecer no Engenho Novo da Vila de Goiana, em Pernambuco, a 3 de fevereiro de 1680, aos 74 anos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário