quarta-feira, 10 de agosto de 2022

Vídeos

História de Portugal

O Reino de Portugal foi fundado por nobres católicos dentro do processo reconquista da Península Ibérica, recebendo ajuda dos templários para sua formação.

Mas quem eram os Templários ?

Eram monges guerreiros que tinham a missão defender a Europa da invasão dos muçulmanos.

Surgiram em 1099, como uma pequena tropa para proteger os peregrinos das viagens entre a Europa e a Terra Santa, onde acabara de se estabelecer o Reino Cristão de Jerusalém. 

Bandeira do Reino Cristão de Jerusalém (1099-1291)


Em 1118 a corporação passou a ser denominada Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão, quando foram encarregados da proteção do Templo de Jerusalém.

A ordem cresceu, com apoio dos reis católicos se expandindo por toda e Europa, onde implantaram uma vasta rede de fortalezas, dando continuidade à missão de defesa do mundo cristão, participando inclusive nas batalhas de expulsão dos muçulmanos da Península Ibérica. 

Condado Portucalense

Em 1096, o cavaleiro Henrique de Borgonha  recebe do Rei Afonso VI de Leão o título de Conde do Condado Portucalense, em retribuição ao seu trabalho nas batalhas de reconquista na Península Ibérica.

O condado, embora gozando de autonomia significativa, era vassalo do reino de Leão. Seu território localizava-se entre os rios Douro e Minho, atual norte de Portugal.


Henrique de Borgonha tinha participado das cruzadas na Terra Santa e aplicou as mesmas técnicas de guerra na reconquista da Península Ibérica. 

Em 1126, Dona Teresa de Leão, líder do Condado Portucalense após a morte de Henrique de Borgonha, dando continuidade à reconquista, doa aos Templários o Castelo de Soures e uma ampla faixa de território entre Coimbra e Leiria.  

Em 1139 Afonso Henriques, filho de Dona Teresa, após a importante vitória contra os muçulmanos na Batalha de Ourique, passou a intitular-se Rei dos Portugueses. Seu poder foi legitimado em 1143 com o Tratado de Zamora.

Selo do Rei Dom Afonso Henriques, onde se lê Portugal e Portugraal, em alusão ao Graal, o cálice usado por Nosso Senhor Jesus Cristo na Última Ceia (Páscoa Judaica)


Cerco e tomada de Lisboa em outubro de 1147


Em 1160, os Templários fundam o Castelo de Tomar, sede da corporação no Reino de Portugal.


Reconquista da Península Ibérica

Os Judeus no Brasil
Illustração Moderna, 14/06/1920, p.17

Os Judeus no Brasil
Illustração Moderna, 14/06/1924, p.39














Missão Espiritual de Portugal






Nenhum comentário:

Postar um comentário