quinta-feira, 4 de agosto de 2022

História do Brasil

Antecedentes

O continente americano, incluído o Brasil, já era conhecido desde tempos imemoriais, antes de 1500, principalmente por judeus, fenícios e atlantes, grandes navegadores que visitavam essas terras. Povos que também se estabeleceram em Portugal.

A fundação do Estado do Brasil do Reino de Portugal não nasceu por acaso, como divulgam os livros escolares. Não foi uma calmaria.

O processo de imigração de europeus para o Brasil no início do século XVI está diretamente ligado ao êxodo de judeus perseguidos pelos reinos de Castela e Portugal logo após o fim da Guerra de Reconquista da Península Ibérica.








Logo após a reconquista das últimas fronteiras católicas da Europa em 1492, a Rainha Dona Isabel I do Reino de Castela iniciou a perseguição aos judeus,  obrigando-os a se converterem ao catolicismo ou deixarem o reino.

Em resposta, Cristóvão Colombo, judeu de origem portuguesa, iniciou as viagens de reconhecimento do continente americano, para iniciar o processo de migração de judeus para o continente americano.

Os portugueses sabiam que o melhor caminho para as Índias seria contornando o continente africano, por isso não apoiaram a expedição de Colombo e fixaram suas atenções na costa Atlântica sua velha conhecida, onde, junto com os judeus, já exploravam e comercializavam o Pau Brasil nos portos de Londres e Amsterdam desde os anos de 1300, pelo menos.

Em 1494, foi assinado o Tratado de Tordesilhas, dividindo o continente americano entre Portugal e Espanha.

Dois anos depois, com o casamento do Rei Dom Manuel I de Portugal com a Rainha Dona Isabel de Castela, por imposição de Castela o Reino de Portugal iniciou a perseguição aos judeus portugueses, obrigando-os a se converterem ao catolicismo.

Uma parte dos perseguidos se converteram ao catolicismo e outra partiu, sendo que determinados grupos se fixaram no Brasil onde continuaram as atividades de exploração e comercialização do pau-brasil. Décadas depois, financiados pela comunidade judaica, fundam as primeiras capitanias onde constroem os primeiros engenhos de açúcar do Brasil.


















Evangelização

São Tomé, o precursor





O Caminho de Peabiru

Era o mais importante caminho transcontinental da América do Sul pré-colombiana, com cerca de 4 mil quilômetros de extensão, ligando o oceano Atlântico ao Pacífico, passando no Império Inca.

No Brasil, na costa atlântica, o caminho começava em 3 pontos:

São Vicente
Cananéia
Foz do Rio Itapocú, atual município de Barra Velha

Ambos locais em estuários, protegidos, propícios a ancoragem de embarcações facilitando o comércio.

Alguns trechos do caminho eram pavimentados, inclusive com escadas nos trechos de serra. Sua faixa de domínio era tratada com um tipo de grama que evitava o crescimento de mato. Tinha 1,50 metros de largura.

Tanto em Cananéia, quanto em São Vicente sabe-se que os cristãos novos (judeus) implantaram feitorias nos primórdios da colonização do Brasil.






Nenhum comentário:

Postar um comentário