Como surgiu cada estado Brasileiro



Como surgiu cada estado Brasileiro
Globalizando Conhecimento, 13/09/2021

Transcrição dos primeiros 3 minutos do vídeo

Em 22 de abril de 1500, Pedro Álvares Cabral chegava na costa brasileira, mais precisamente em Porto Seguro, tornando a região uma colônia do Reino de Portugal. Começa assim a história do Brasil. Na verdade, a história do Brasil começa cerca de 22 mil anos atrás com a chegada dos primeiros seres humanos nessa região, que é descoberta pelos portugueses em 1500 dando início à colonização pelos europeus. 

Alguns anos antes disso, em 7 de junho de 1494, já tinha sido assinado entre o Reino de Portugal e a Coroa de Castelo tratado de Tordesilhas, que dividia as terras já descobertas e as que ainda seriam descobertas pelos dois reinos fora da Europa. 

É como se o Brasil já tivesse um mapa antes de ser descoberto pelos portugueses. Em 1534, para proteger a região da ameaça dos franceses que chegavam o tempo todo e que invadiam com frequência o território, foi implantado pelo rei João III de Portugal, um sistema administrativo chamado de Capitanias Hereditárias. 

Esse sistema dividiu o território brasileiro em 15 lotes e 14 capitanias diferentes, que foram Maranhão I, Maranhão II, Ceará, Rio Grande, Itamaracá, Pernambuco, Bahia de Todos os Santos, Ilhéus, Porto Seguro, Espírito Santo, Santo Amé, São Vicente, Santo Amaro e Santana. 

Cada capitania era uma unidade administrativa administrada pelos capitãs donatários. Esses donatários eram comerciantes ou militares ligados de alguma forma à nobreza de Portugal e tinham como dever povoar, defender e explorar a capitania. 

Eram eles que administravam as capitanias, mas o dono era o rei de Portugal. Porém, como só as capitanias de Pernambuco e São Vicente prosperaram e o resto estava passando por grandes dificuldades, esse sistema terminou em 1548. 

Sendo substituído pelo modelo de governos gerais. Nesse modelo, as capitanias não deixaram de existir, mas foram unificadas sob a administração de um governo geral do Brasil, onde os donatários passaram a ser subordinados a um governador geral. 

Um ano depois, é fundada a primeira capital do Brasil, Salvador. Em 1555, os franceses conseguem invadir a capitania de São Vicente e fundam a França Antártica, na região da Baía de Guanabara. No ano seguinte, a partir da capitania da Bahia de Todos os Santos é criada a capitania de Taparica, e 10 anos depois, em 1566, a capitania de Paraguá Sul. 

Um ano depois, o setor norte da capitania de São Vicente, que estava abandonado pelo seu donatário, é convertido para coroa portuguesa como a capitania do Rio de Janeiro. Em 1572, com a morte do governador geral, O Brasil é dividido por Portugal em dois governos gerais. 


A formação do território Brasileiro
Globalizando Conhecimento, 30/06/2023


Comentários