O projeto de colonização do Brasil é uma projeção das terras sagradas da Galícia e da Lusitânia onde ser formou o reino suevo da Galícia, o primeiro reino católico da Europa e de onde séculos depois se originou o reino de Portugal.
A Via Sagrada delimita dois importantes territórios com desenho triangular, o primeiro no noroeste da península Ibérica e o segundo no Brasil, o coração do mundo e pátria do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Na ponta de cada triangulação se encontra a maior cidade e o maior porto de cada região: Lisboa e o porto de Sines em Portugal e São Paulo e o porto de Santos no Brasil.
As capitais religiosas estão situados em posição estratégica, no centro do território e próximos do mar. Na península Ibérica está Santiago de Compostela e no Brasil São Salvador da Bahia, a primeira capital, primeira base jesuíta e sede do primeiro bispado do Brasil. Cidade quem em pouco tempo se transformou na maior cidade do hemisfério sul.
Por sinal, o próprio desenho da cidade de São Salvador é um triângulo, delimitado por três importantes recintos religiosos: Igreja e Convento de São Francisco, Igreja e Mosteiro de São Bento e Igreja e Convento de Nossa Senhora do Carmo. No centro do triângulo se encontra o Terreiro de Jesus, o marco zero do centro histórico.
Um ponto importante que vale lembrar, a colônia galega é uma das mais representativas da capital baiana e do Brasil. Os galegos que migraram para São Salvador vieram principalmente da província de Pontevedra, situada na faixa atlântica ao lado de Portugal.
Espelho entre o reino suevo da Galícia e o Brasil
Para ampliar clique na imagem
Observações
O crescimento da capitania de São Vicente se deu no sentido sul-norte seguindo as diretrizes do meridiano do tratado de Tordesilhas e da Via Sagrada.
São Salvador da Bahia era a vanguarda brasileira. Além de ter sido a primeira capital e importante centro de negócios, contava com importante estaleiro, estratégico para as navegações portuguesas. A cidade também é considerada o berço do espiritismo no Brasil.
Galícia
O Dia da Galícia é o feriado oficial da Galícia e é celebrado a 25 de Julho, o dia da festa de São Tiago Apóstolo.
O primeiro caminho de Santiago partia da cidade de Oviedo, há poucos quilômetros do local da batalha de Covadonga e da Via Sagrada. O primeiro a fazer o caminho foi o rei Alfonso II das Astúrias que construiu a primeira igreja em Santiago de Compostela.
As bandeiras do Rio de Janeiro e da Galícia são semelhantes, conforme a seguir:
Galícia
Apesar da independência, ao longo do século XIX o Brasil continuou a receber importantes levas de imigrantes do norte de Portugal que investiram na agricultura, principalmente café, e na indústria.
No final do século XIX galegos migraram para o norte de Portugal, que por sua vez partiram para o Brasil em busca de novas oportunidades. A maioria eram camponeses que preferiam trabalhos urbanos. Parte deles se tornaram empresários de sucessos. No Brasil migraram principalmente para São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador. Na capital baiana era o primeiro grupo de estrangeiros. Cerca de 95% dos galegos que migraram para a Bahia vieram da região de Pontevedra. Até hoje Salvador é uma cidade querida e conhecida pelos galegos nascidos na Espanha.
A Galícia representa para o Brasil o que a Grécia representa para a Europa, ou seja, o berço da civilização
G A L E G O
G R E G O
Comentários
Postar um comentário